Sobre o projeto
Valorizando a literatura no coração do Brasil
O Projeto Leia Centro-Oeste nasceu da necessidade de dar visibilidade para pessoas escritoras da região centro-oeste. Seu objetivo, portanto, é valorizar a literatura produzida na região Centro-Oeste do Brasil e por pessoas centroestinas através da divulgação na internet, de forma a profissionalizar a imagem da literatura fora do eixo sul-sudeste.
Nossa História
O Leia Centro-Oeste nasceu em 19 de janeiro de 2021 como um perfil no Twitter dedicado à divulgação de pessoas escritoras residentes, nascidas ou que iniciaram sua carreira na região Centro-Oeste do Brasil. O perfil e o projeto foram idealizados por Giovanna Lobato, escritora e jornalista que iniciou a carreira em Campo Grande (MS) e, hoje, reside em Brasília (DF). O projeto começou com um formulário de inscrição para que os próprios autores e autoras cadastrassem seus livros para divulgação. Com o crescimento da iniciativa, o Leia Centro-Oeste passou a buscar ativamente novos escritores e a expandir o projeto, sempre tendo em vista seu objetivo de dar visibilidade a essa região frequentemente esquecida.
O projeto conta atualmente com cerca de 60 pessoas escritoras e mais de 210 obras mapeadas.
Além dos perfis nas redes sociais, o projeto é responsável também pelo novo banco de Pessoas Escritoras do Centro-Oeste (este site).
Conheça o time
Giovanna Lobato
Fundadora e editora-chefe do projeto
Jornalista, assessora de comunicação e escritora, Giovanna mora em Brasília desde 2015 e na região Centro-Oeste desde 2012. Publicou seu romance de estreia, Perdidamente, em 2017, uma coletânea de contos em 2018 e seu lançamento mais recente, Me tornando Anastácia, em 2021.
Ana Basileu
Redatora | Instagram
Ana Basileu é uma brasiliense de 24 anos apaixonada pela literatura. Desde sua infância está inserida nesse meio, seja consumindo histórias ou as criando em sua mente, sendo na adolescência quando isso genuinamente se aflorou quando passou a produzir alguns enredos. Já na fase adulta, no fim de sua faculdade, percebeu que escrever era sua maior paixão, jogando-se de cabeça no universo literário. Sonha em se formar em Psicologia, continuar criando conteúdos literários e ser uma escritora.
Carolina Ramos
Redatora | Twitter
Apesar de ter nascido em Campinas, Carol cresceu em Campo Grande-MS. Escritora e economista nas horas vagas, tem um livro publicado: Anamnese (2021). Estudante das questões culturais, agora dedica seu tempo para escrever uma literatura jovem-adulta que mostre toda a beleza sul-mato-grossense.